Stay Hungry , Stay Foolish

Steve Jobs

Morreu Seve Jobs, um gênio que será tão mencionado pela história da humanidade quanto Thomas Edison , Graham Bell, Eisntein , Michelangelo .  Após passadas somente algumas horas do anúncio da sua morte e os primeiros depoimentos póstumos, já foi possível de perceber que convivemos na mesma época com um dos gênios da humanidade.

Não sou um grande consumidor de I-things, tenho um Ipod que estou escutando enquanto escrevo este post e nada mais. Não, não sou um socialista comunista que brada como um cão cego contra tudo e contra todos. Somente não sinto a necessidade de consumir outros I´s da vida. Posto isto, não temos como deixar de reverenciar a este gênio da vida moderna, que revolucionou a forma como consumimos cultura, nos comunicamos e nos informamos.
 
Adoro frequentar museus do mundo inteiro em busca de apreciar as espetaculares obras de arte que o ser humano é capaz de fazer e, o que mais me seduz e estimula durante estas visitas, é tentar decifrar o processo criativo desses gênios para nos darem de presente suas respectivas obras. Como um ser humano composto pelos mesmos genes e cromossomos iguais aos nossos consegue traduzir de forma tão poética sua visão de mundo através da expressão artística?

Jobs foi além, sua obra não está nos museus e, sim,  impregnado em nosso dia a dia. Esse tipo de obra é para poucos e por estes grandes seres humanos é que eu me levanto todos os dias e reflito que sim, vale à pena a existência humana, apesar das aberrações e distorções que estamos observando nos últimos anos.
 
Eu fui em busca de saber mais sobre a vida de Jobs e fiquei encantado pelo comovente discurso que ele efetuou para os formandos de Stanford em 2005. Realmente este discurso é inspirador e filosófico para qualquer um e, principalmente para quem como eu, que  está em fase de questionamentos sobre se estamos realmente juntando os pontos conforme nossos desejos e aspirações pessoais e profissionais.

Transcrevo sabaixo o final deste célebre discurso:

Seu tempo é limitado, portanto não perca tempo vivendo a vida de outras pessoas,

Não seja preso pelo dogma , que é viver em função do pensamento de outras pessoas,

Não deixe o ruído das opiniões de outras pessoas calar sua voz interior e, acima de tudo,

tenha coragem de seguir seu coração e intuição. Todo o resto é secundário.

Quando eu era jovem havia uma publicação incrível chamada “  The Whole Earth Catalogue ”

que foi uma bíblia da minha geração nos anos 60 (...)

Quando concluíram seu objetivo com a publicação, colocaram um assunto final.

Era o meio dos anos 70 e na capa do último assunto havia uma fotografia de uma estrada,

abaixo haviam as palavras : “ Fique com fome, continue tolo “ e eu sempre quis isto para mim

Foi a despedida deles e agora com vocês se formando para começar de novo eu desejo isto a vocês:

Fiquem com fome, continuem tolos “.


Original The Whole Earth Catalogue


 Uau!!!
 
Em todas as aulas que frequentamos durante nossas vidas, palestras motivacionais,  missas  ou cultos, etc., creio que raramente ou nunca tivemos oportunidade de ouvir palavras tão sábias.

Graças a Jobs você esteja lendo este post em um I Phone, I Pad ou I Mac.

Tudo que ele construiu tem como parte de sua inspiração esta frase de cinco palavras em português ou quatro em inglês.

Não quero neste momento entrar em detalhes sobre como eu a interpretei, isto cabe a você leitor interpretá-la da sua forma. A vida é feita de diferentes pensamentos e interpretações que nos levam a juntar os pontos da nossa trajetória de vida, conforme o discurso de Jobs.  O que posso afirmar é que já tive muitas vezes este tipo de pensamento e que eu deixei que outras pessoas ou formas de pensar me impediram de mantê-lo vivo em minha vida. À partir de agora assumo o compromisso de ressuscitá-lo em cada dia da minha vida .

Uma das músicas que mais traduz este meu sentimento é  " The Logical Song "  do Supertramp. Se você não me conhece, esta música lhe dirá por si só como penso e como estou enfrentando a batalha interna que estou travando comigo neste momento.

Como estamos no mundo virtual e podemos nos comunicar, nos expressar através da internet, à partir deste post eu proponho que, se você compartilha desta frase, que ela seja espalhada de forma viral pelas ondas virtuais do mundo e que tenhamos mais poesia em nossas vidas através destas poucas e tão sábias palavras.

Steve Jobs está agora vivendo no I Cloud.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?