Pragmatismo Verde e Branco




Segundo Wikipédia o significado da palavra pragmatismo é:

O pragmatismo se aproxima do sentido popular, segundo o qual um sujeito "pragmático" é aquele que tem o hábito mental de reduzir o sentido dos  fenômenos à avaliação de seus aspectos úteis, necessários, limitando a especulação aos efeitos práticos, de valor utilitário, do pensamento.

A interpretação dessa palavra dentro do futebol tem como exemplos mais marcantes a famosa derrota da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental na Copa de 1974 para evitar o confronto com Holanda, Brasil e Argentina na segunda fase do torneio.  Com essa atitude pragmática, a Alemanha Ocidental foi para a final, ganhando surpreendentemente da Holanda.

Se formos avaliar com pragmatismo um jogo de futebol, o vencedor será a equipe que fizer mais gols que o adversário. Isso significa que não é necessário jogar melhor que o adversário ou jogar um futebol técnico, vistoso. O que vale é vencer o adversário e somar pontos.

Com a atual situação de dificuldade que o Palmeiras se encontra na classificação do Brasileirão, sugiro à comissão técnica, diretores, jogadores e torcedores que sejam todos pragmáticos nos 17 jogos restantes do Campeonato Brasileiro.

Como traduzir isso na prática?

O Palmeiras precisa conquistar 41 a 42 pontos para sair do Z4, isso significa 24 a 25 pontos, que se resumem a 8 vitórias e 1 empate em 17 jogos. É esse o foco que todos devem ter bem claro como resultado prático.

Como o lema do BOPE foi tão bem assimilado pelo grupo durante os jogos finais da Copa do Brasil,“ Missão dada é missão cumprida”, sugiro que o Campeonato Brasileiro seja encarado como se o Palmeiras tivesse 9 jogos para cumprir sua missão, tendo que poupar seus esforços nas demais partidas.

Portanto, caro Luis Felipe Scolari, sugiro que seja definido uma estratégia com esquema de jogo, escalar ou poupar os principais jogadores de acordo com a missão, planejar as suspensões, preparo físico específico para que a missão seja cumprida nesses 9 jogos.

Na minha opinião, para cumprir a missão, as 9 etapas chaves são :

1) Rodada 22 – 06/09 – Palmeiras x Sport
2) Rodada 26 – 22/09 – Figueirense x Palmeiras
3) Rodada 27 – 30/09 – Palmeiras x Ponte Preta
4) Rodada 29 – 13/10 – Palmeiras x Coritiba
5) Rodada 30 – 17/10 – Náutico x Palmeiras
6) Rodada 31 – 21/10 – Bahia x Palmeiras
7) Rodada 32 – 24/10 – Palmeiras x Cruzeiro
8)Rodada 34 – 04/11 – Palmeiras x Botafogo
9)Rodada 37 – 25/11 – Palmeiras x Atlético GO

Além das 9 etapas acima, existe um jogo chave que, se o Palmeiras vencer, terá o ânimo redobrado para cumprir sua missão com máximo desempenho. Esse jogo é o derby do dia 16/10 – Palmeiras x Corinthians. Jogo que terá 90% de torcedores do Palmeiras, que farão sua parte para conseguir uma vitória, cantando e apoiando os 90 minutos em busca da vitória.

Nós não esperamos que joguem bonito, que tenham um futebol vistoso e superior. A missão a ser cumprida é:

“ Queremos muita dedicação, raça e respeito à grandeza do Palmeiras. Que deixem as fofocas, caprichos, incompetência do Presidente e Diretoria de lado e, que pela segunda vez no ano, que cumpram sua missão, tirando o Palmeiras dessa vexatória situação. Que evitem que o nosso novo Templo Sagrado seja inaugurado em um jogo da Série B de 2013."

Desde já, consideramos essa missão cumprida!!





Comentários

  1. Sabe que seus textos são mais claros do que muitos da imprensa esportiva!

    Excelente a forma sincera que usou para escapar do vexame. Lendo seu blog, fica muito mais fácil torcer!

    Parabéns, Bense!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?