Índice de Protagonismo dos Principais Clubes do Brasil Versão 2012




Pelo segundo ano consecutivo vamos ao balanço do Futebol Brasileiro 2012.
Considero que esta análise possa servir para projeções futuras, histórico do passado e algumas conclusões interessantes.
As análises foram efetuadas baseado na performance das equipes dede 2006, nos seguintes campeonatos:
- Estaduais do SP / RJ / MG / RS
- Copa do Brasil
- Campeonato Brasileiro *
- Taça Libertadores da América
- Copa Sulamericana
- Campeonato Mundial de Clubes
*considerei 2006 por ter 20 equipes e por 2005 ter havido fatores extra campo que interferiram na classificação final
Seguem abaixo as conclusões para análise, críticas e sugestões de todos vocês:

Campeonato Brasileiro
·    Pela segunda vez desde 2006 um Campeão Estadual se tornou Campeão Brasileiro na mesma temporada (Flamengo 2009 / Fluminense 2012)
·   Quebrando a regra dos últimos anos, somente 1 Campeão Estadual se classificou no G 4 em 2012. A média dos últimos 7 anos é de 2 times entre os 4 principais estaduais do Brasil
·    A soma de pontos do Fluminense em 2012 (77 pontos) para ser campeão, foi acima da média dos últimos 7 anos (73 pontos).
·    O quarto colocado em 2012, São Paulo (66 pontos), também foi acima da média dos últimos 7 anos (63 pontos)
·    Comprovando a melhor qualidade do campeonato de 2012, o 17º  colocado, a Portuguesa (45 pontos), também foi acima da média dos últimos 7 anos (43 pontos)
·    Mais uma vez os 4 primeiros classificados fazem parte dos  12 principais clubes do Brasil. O Paraná Clube em 2006 permanece como a única exceção em 7 anos.

Copa do Brasil
·    Pela segunda vez o Campeão da Copa do Brasil (Palmeiras) foi rebaixado para a Série B no mesmo ano. A outra equipe foi o Juventude em 1999.

Taça Libertadores da América
·    Pela primeira vez nos últimos 7 anos, o Campeão Brasileiro do ano anterior, Corinthians, foi Campeão da Libertadores da América no ano seguinte.

Performance dos 12 principais times do Brasil nos últimos 7 anos
Time
Títulos Conquistados
Participação em Finais e/ou G4
Títulos em 2012
Posição em 2011
1) Internacional
9
4
1 Estadual
1
2) Santos
7
3
1 Estadual
1 Recopa
3
3) Flamengo
6
2
0
2
4) Corinthians
5
2
1 Libertadores
1 Mundial
6
5) Cruzeiro
4
5
0
4
6) Fluminense
4
4
1 Estadual
1 Brasileiro
8
7) São Paulo
4
3
1 Sulamericana
G4
7
8) Grêmio
3
5
G4
5
9) Atlético Mineiro
3
1
1 Estadual
G4
9
10) Palmeiras
2
1
1 Copa do Brasil
12
11) Botafogo
2
0
0
10
12) Vasco
1
2
0
11



Conclusões
·    Corinthians, Fluminense e Palmeiras subiram 2 posições em comparação a 2011
·    Grêmio caiu 3 posições em comparação a 2011
·    Os 3 primeiros clubes do ranking permanecem os mesmos de 2011, somente o Santos assumindo a segunda posição no lugar do Flamengo
·    O Fluminense saiu da metade de baixo do ranking (oitavo em 2011) para a sexta posição em 2012
·  Os 3 últimos clubes do ranking permanecem os mesmos de 2011, somente o Palmeiras assumindo a décima posição
·   As equipes cariocas foram as que menor performance obtiveram em 2012. Somente o Fluminense teve conquistas


Devido à performance, os times com mais conquistas sempre serão os que mais arrecadarão, consequentemente atrairão investimentos, jogadores, torcedores e exposição na mídia. Santos, Corinthians e Fluminense estão se destacando nesses quesitos nos últimos 3 anos, enquanto São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Internacional estão se mantendo praticamente nas mesmas posições, mas devido às conquistas anteriores a 2010.
Os clubes da parte de baixo do ranking devem tomar providências para evitar que essa diferença não aumente ainda mais. O único clube dessa relação que parece estar se movimentando para mudar a atual situação é o Atlético Mineiro, com as contratações e o vice campeonato no Campeonato Brasileiro de 2012. Para se comprovar essa mudança serão necessários mais alguns anos.
O Palmeiras caiu para a série B após uma conquista surpreendente da Copa do Brasil, o que comprovou a fragilidade na gestão do elenco e dos recursos e o Vasco da Gama, devido a problemas financeiros, pode ter sérios problemas em 2013. Esses dois times, que ainda fazem parte das 5 equipes com maiores torcidas do Brasil, precisam se reinventar, pois correm sérios riscos de perder essa posição em médio prazo, caso a gestão não seja radicalmente alterada.
A profissionalização da gestão por si só não é suficiente, pois para as equipes serem eficazes, precisam contratar profissionais com competência reconhecida para o comando do departamento de futebol, marketing e financeiro, que são os 3 pilares fundamentais para uma boa gestão dos recursos. Esses 3 departamentos devem ter o comando de um diretor executivo, responsável por todo a unidade de negócio.
Os atuais clubes que estão na ponta ou se destacando no ranking, não necessariamente possuem os departamentos acima citados criados nessas condições, mas possuem uma estrutura profissional com pessoas competentes que efetuam as principais atividades fundamentais para uma gestão eficaz do departamento de futebol.
Independente da paixão, a contratação de pessoas competentes para a gestão dos recursos é fundamental para o fortalecimento dos clubes e consequentemente da qualidade técnica e do espetáculo.
Daqui a 365 dias, vamos constatar se as atuais tendências se fortalecerão ou se teremos mudanças de posições que alterem o status atual dos principais clubes do futebol brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?