E agora Palmeiras?



Carlos Drummond de Andrade escreveu o imortal poema, José,  em 1942. Coincidentemente ou não, decidi intitular este post baseado neste célebre poema, e que após checar a data que foi publicado, ganha ainda mais significado, pois 1942 é um ano emblemático para a história do Palmeiras.

Depois do anticlímax de ontem, onde tudo estava propício para marcar a volta do Palmeiras para o seu lugar de origem e teve um desfecho melancólico, a pergunta que todos os Palmeirenses estão se fazendo desde o apito final deve ser, E agora Palmeiras?

No poema, José teve seus momentos de festa e alegria e se encontra numa encruzilhada em sua vida, questionando seu sentido, seus valores e para onde deve ir, já que ele transmite angústia, dúvidas e questionamentos.

E agora Palmeiras?

Essa pergunta deve vir misturada de certezas e dúvidas, e creio que essas mesmas questões devem estar passando na cabeça dos atuais gestores do clube.

O que esperar do Palmeiras no ano do seu centenário, do seu novo estádio, após passar pelo purgatório da Série B ?

Interrogações, muito mais do que exclamações e pontos finais foi que se pode sentir na aura que emanava ontem do Pacaembu por volta das 18:30h.

O estádio estava quase vazio quando saí, me debrucei no apoio das escadarias, olhando para o gramado vazio e parecia que os pontos de interrogação que se multiplicavam na minha mente estavam presentes em cada cadeira, em toda a arquibancada e o tobogã. Uma simbiose entre o que cada torcedor sentiu e o que eu sentia ao deixar o estádio.

Nas entrevistas, novamente muito mais questionamentos do que certezas.

Agora que a volta está sacramentada, é hora de todos os gestores responsáveis pelo planejamento e execução do ano que vem, transformem nossas interrogações em certezas e exclamações.

Para isso a comunicação deve ser direta e clara, pois o ano de 2014 é especial para o Palmeirense por inúmeras razões e para evitar decepções e frustrações, tudo deve ser feito com muita clareza, lucidez e sabedoria, sem se deixar levar por pressões e emoções.

O Palmeiras ainda está doente, saiu do estado de coma no início deste ano, deu sinais de melhora e deve sair da UTI no ano que vem. É muito difícil recuperar a plena saúde e vitalidade logo ao sair do estádio letárgico vivido entre 2011 e 2012, já com sequelas oriundas de 2010.


Palmeiras e agora?

está sem dinheiro

está sem estádio

no ano vindouro é o teu centenário


E agora Palmeiras?

quer ser campeão, mas não tem milagre

trabalho e conquista

só o tempo que traz


És gigante , poderoso

 mas tua política te suga e te mata

Palmeiras ressurge

Pois teus torcedores são o teu horizonte


Palmeiras, para onde?

Para o alto e com norte

Pois em sua aura

Sabemos que és forte






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?