Um Plano de Negócios para o Comitê de Reformas da CBF



No último dia 18/02 a CBF criou o Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro (CRFB) visando efetuar melhorias na gestão como para o futebol brasileiro. Após a criação desse comitê a entidade disponibilizou um espaço para que seja possível o envio de sugestões, críticas para o respectivo grupo recém criado.

Muitas críticas já foram efetuadas ao CRFB devido a relação próxima do poder dos 17 membros, faltando uma abertura para um ambiente mais arejado, com grupos, organizações e pessoas que possam ter maior independência para efetuar as sugestões e posteriores ações para mudar os rumos do futebol brasileiro.

Como um apaixonado pelo esporte, estudioso da Gestão do Esporte e pelos 25 anos de experiência no mundo corporativo e dos negócios, creio que, em qualquer mudança que se pretenda implementar, deve partir de um plano de negócios. À partir da definição do plano de negócios, as ações a serem implementadas devem estar alinhadas com os fundamentos pré definidos.

Partindo do pressuposto que a CBF tenha clareza que os produtos que ela comercializa são os Campeonatos de Futebol e os jogos da Seleção Brasileira,sugiro que seja adotado o roteiro abaixo para as tomadas de decisão:

Ambiente - avaliar o que vem ocorrendo no ambiente externo e que pode afetar a CBF.Quais as rupturas, tendências e as novas demandas perceptíveis? A CBF possui os ativos tangíveis, intangíveis e as competências para implementar estratégias baseadas na Visão Baseada em Recursos (VBR) para se apropriar das oportunidades?

Análise do macro ambiente - considerar os fatores e as tendências políticos/legais, econômicos, sócio-demográficos, tecnológicos. Efetuar análise estrutural da indústria de Porter, analisando os concorrentes, os novos entrantes, os fornecedores, o poder de negociação dos clientes (torcedores) os potenciais substitutos. Também é recomendável uma análise SWOT, avaliando os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades no mercado.

Análise do micro ambiente - pesquisar o consumidor para detectar as tendências, especialmente as de longo prazo, segmentar o mercado para detectar o potencial de faturamento por região, faixa etária, nível de renda, gênero etc.

O negócio - Que problema a CBF resolve para seus consumidores? Qual o público tem essa demanda? Quais as vantagens dos produtos em comparação à concorrência? Quais os recursos para obter essa vantagem? Qual a missão, visão, valores  e a trajetória da empresa até o momento? Qual é o DNA dos produtos e da CBF?

Recursos - De acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR), quais os ativos tangíveis, intangíveis e as competências são responsáveis pelo desenvolvimento dos diferenciais competitivos? Quais são os recursos difíceis de serem imitados pela concorrência ou substituídos pelos clientes por um considerável período de tempo? Os clientes estão dispostos a pagar por esses produtos?

Estratégia - Baseado em Porter novamente, definir qual será o posicionamento de mercado em comparação aos concorrentes:diferenciação, custo, foco? Criar uma proposta de valor única, entregando aquilo que o mercado está desejando. Estabelecer um modelo de negócios claro e objetivo. Quais atributos devem ser criados? Quais deve ser elevados acima da média? Quais atributos devem ser reduzidos? Quais devem ser eliminados?

Uma vez atingido esse estágio, o próximo passo é organizar as atividades que permitirão a execução da estratégia, um planejamento detalhado da área operacional, marketing e financeiro é fundamental.

Planejamento operacional - listar as ações para a execução do plano, definindo responsáveis, prazo. Dimensionar a estrutura e infraestrutura necessárias para o funcionamento. Quem são as pessoas envolvidas para que a execução tenha êxito? Qual a tecnologia necessária, quais fornecedores?

Planejamento de marketing - Qual o público alvo? Qual o posicionamento de mercado? Definir o marketing mix (produtos, preços, promoção, pontos de venda), plano de marketing. 

Planejamento financeiro - Qual o plano de investimento? Qual o fluxo de caixa? Qual o balanço patrimonial e os resultados projetados? Qual o brek even, payback, retorno sobre o investimento (ROI), a análise de risco?

Espero sinceramente que o Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro tenha consciência que não estão apenas olhando para o jogo de futebol, com foco apenas para dentro das quatro linhas. O negócio da CBF e dos clubes de futebol são os Campeonatos de Futebol e a Seleção Brasileira que são consumidos pelos diferentes torcedores/consumidores de várias formas : nas arenas/estádios, pela TV (aberta, fechada, streaming), livros, filmes, documentários, etc.

Como em qualquer negócio, é necessário um excelente plano de negócio que seja executado com competência para se atingir os resultados esperados, consolidando as marcas, os produtos, atraindo mais consumidores, parceiros, gerando mais receitas para todos os stakeholders.

Desejo muita lucidez para todos os envolvidos nesse momento de enormes oportunidades de mudança no futebol mundial e brasileiro, pois os recursos necessários para esse trabalho estão disponíveis. Estou enviando esse post para o Comitê de Reformas no link disponibilizado pela CBF como parte da minha contribuição. Que ele possa ser utilizado de alguma forma para transformar o futebol brasileiro em um grande produto de entretenimento global, um dos maiores desejos que eu tenho há anos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?