Campeonato Brasileiro : O que os números dizem após a R12



Na última sexta feira fiz uma análise após a rodada 12 do Campeonato Brasileiro que foi publicada no blog Painel Tático no globoesporte.com. Baseado no histórico de todos os campeonatos brasileiros de pontos corridos resolvi aprofundar mais a análise para detectar com maior precisão algumas tendências. As análises a seguir demonstram dados consistentes sobre as perspectivas do atual campeonato:

Título

- Em 6 campeonatos o futuro campeão brasileiro já era o primeiro colocado;

- Em 2 campeonatos o futuro campeão brasileiro estava no G4;

- Em 5 campeonatos o futuro campeão brasileiro não estava no G4;

- Desde 2010 o campeão brasileiro estava em primeiro lugar e/ou no G4.

Conclusões:

-  Palmeiras tem 60% de chances de ser o campeão brasileiro de 2016;

- Grêmio, Internacional e Corinthians têm 15% probabilidade;

- Se for considerar o histórico desde 2010, a probabilidade do Palmeiras aumenta para 67%, já para Grêmio, Internacional e Corinthians, a probabilidade sobe para 33%. 

- Atlético Mineiro, Santos, Flamengo e São Paulo possuem 38% de chance de ser campeão brasileiro, mas, se considerar o histórico desde 2010, as chances são quase impossíveis, pois desde 2009 um time que  não estava no G4 na R12 foi campeão brasileiro;

- Houve uma maior coerência de comportamento dos clubes a partir de 2010, parecendo que após 7 campeonatos, os times começaram a entender melhor como disputar o campeonato brasileiro de pontos corridos.

Zona de Libertadores

- a média histórica demonstra que 2 times que estão no G4 na R12 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato;

- apenas em 2007 não havia nenhum time que terminou no G4 na mesma zona de classificação na R12.

Conclusões:

- Os 8 times que até a atual rodada disputam as primeiras posições possuem ainda 50% de probabilidade de se classificarem para a Libertadores da América de 2017.

Rebaixamento

- a média histórica demonstra que 2 times que estão no Z4 na R12 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato;

- apenas em 2004 não havia nenhum time que terminou no Z4 na mesma zona de classificação na R12.

Conclusões:

- Os times que até a atual rodada disputam para não ficarem no Z4 possuem ainda 50% de probabilidade de serem rebaixados ou escaparem do rebaixamento.

Como já virou senso comum que o futebol é uma metáfora da vida, onde tudo é imprevisível, essas conclusões estão baseadas em históricos estatísticos que podem contradizer esse que vos escreve, com surpresas que podem derrubar qualquer expectativa do torcedor e dos analistas. 

Na coluna da Folha de São Paulo desse domingo, o mestre Tostão encerra sua análise com a seguinte frase:

"É impossível acabar com tantos outros fatores técnicos, individuais, além do acaso e do mistério. Somos todos imprevisíveis."


Na análise tática, o terço inicial é o campo defensivo. Para os times conseguirem criar chances de gol, a bola precisa passar pelo terço de meio campo, até chegar ao terço final, que é a zona de ataque. Portanto, os times ainda precisam construir muito até chegar ao terço final, que são as 13 rodadas finais.

Não se pode se basear apenas nos números, mas que eles possuem dados reveladores não temos como contestar. Vamos aguardar as próximas rodadas do melhor campeonato brasileiro dos últimos anos para avaliar se os números comprovam ou contradizem essas análises e conclusões.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?