Don´t Cry For Me Argentina



Há 10 dias tivemos mais uma aula de futebol no emocionante e grandioso jogo entre Real Madrid e Barcelona. As duas máquinas de jogar futebol, de marketing e de fazer dinheiro entregaram para uma audiência mundial mais um jogo inesquecível, onde não faltou nenhum ingrediente de um grande evento esportivo.

Chamou a atenção que, praticamente no mesmo horário das semifinais em grande parte dos estaduais, o jogo entre os gigantes espanhóis tenha despertado enorme envolvimento dos brasileiros, tanto que foi o terceiro país que mais mencionaram e/ou utilizaram hashtags sobre o jogo entre Real e Barcelona.





As grandes marcas globais, de olho num mercado ainda muito mal explorado pelas marcas brasileiras, estão efetuando ativações e atingindo um grande público no território nacional com muita eficiência. Os resultados estão comprovando que cada vez mais temos torcedores brasileiros torcendo para times europeus desde a infância.

A tendência no momento é que esse número cresça pois a cada semana vemos atitudes e fatos que só denigrem a imagem do futebol brasileiro e sul-americano. Um péssimo exemplo disso foi a vergonhosa atitude de todos os envolvidos no jogo Peñarol e Palmeiras pela Copa Libertadores. Uma antítese do que Real Madrid e Barcelona ofereceram no final de semana.

Segundo pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas, cerca de 40 milhões de brasileiros não torcem para time algum. O segundo colocado é o Flamengo com 33 milhões. Portanto podemos verificar que o maior contingente de brasileiros não torce para nenhum time. 40 milhões é praticamente uma Argentina.

No livro “A Estratégia do Oceano Azul” os autores mencionam que para buscar maior lucratividade e competitividade, o ideal é focar nos não clientes e em setores alternativos. Por enquanto o que vemos no Brasil são 40 milhões de não clientes lamentando a falta de interesse dos gestores esportivos em buscar entendê-los e atraí-los. Além disso é possível que muitos destes 40 milhões devem estar entre os que fizeram comentários no Twitter sobre o clássico de Madrid.

Cabe a nós, que vemos o enorme potencial inexplorado no esporte brasileiro, lamentarmos utilizando o célebre refrão da música de Adrew Llooyd Webber e Tim Rice para o musical Evita:

“Don´t Cry For Me Argentina!!”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?