Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R22



A R22 teve um incremento na média de público  (17.080 pagantes/jogo) após duas rodadas seguidas com média abaixo dos 15 mil pagantes/ jogo. Um dos possíveis fatores que impactaram nessa queda pode ter sido os jogos da Copa Libertadores da América e das semifinais da Copa do Brasil onde, tanto os times envolvidos como os torcedores resolveram priorizar as Copas, algo que questionei no post anterior.

Como vem ocorrendo durante todo o campeonato de 2017, Corinthians e Palmeiras puxaram a média para cima com seus jogos como mandantes. Corinthians jogando na liderança e o Palmeiras devido ao Choque Rei contra o São Paulo, foram as principais rendas bruta, público pagante, taxa de ocupação e ticket médio.

Os dois rivais paulistanos foram responsáveis por 43% do total público pagante e 65% do total da renda bruta da rodada. Somando os jogos dos dois times paulistas com os jogos Bahia x Botafogo e o Clássico dos Gigantes entre Fluminense x Vasco, os quatro jogos representaram 69% do público total e 80% da renda bruta. 

Essa situação se mantém durante quase todo o campeonato, onde entre 3 a 4 jogos por rodada representam cerca de 70% a 80% do total de público pagante e renda bruta. Nos últimos 3 anos esse fenômeno é recorrente, onde apenas os clássicos e os clubes que estão disputando as primeiras posições conseguem atrair seus torcedores para os jogos.

É necessário avaliar as ações que poderiam alterar essa situação, pois há várias décadas é possível observar que poucos jogos representam a maior parte da média de público pagante e renda bruta. Fiz essa análise neste post. Caso essa situação não mude, veremos ano após ano esse cenário se repetir.

Entender o comportamento do torcedor é fundamental para que esse cenário seja alterado como por exemplo:

- a fórmula de disputa do Brasileirão
- os horários e preços dos ingressos
- a implementação do season ticket
- a sensação de violência
- o transporte público e estacionamentos nos estádios e arenas 
- o conforto e serviços nos estádios e arenas

Após a pausa ideal para data Fifa, 3 datas, o Brasileirão volta no próximo final de semana. Vamos avaliar se as duas semanas sem jogos podem impactar positivamente na presença de público nos estádios e arenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?