Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R27 e R28




"Em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel
Sempre mais do mesmo
Não era isso que você queria ouvir?"

Dessa forma Renato Russo deixou seu recado sobre a situação do país no grande álbum "Que País é Esse" da Legião Urbana.

O que a Legião Urbana tem a ver com este post sobre o campeonato brasileiro?

Foi o sentimento que tive após as rodadas 27 e 28 referente ao público nos estádios, mais do mesmo, conforme já havia imaginado após a R26.

Mais duas rodadas onde se repetiu o padrão do comportamento do torcedor neste campeonato. A média de público pagante da R 27 foi de 16.838/jogo na rodada do meio de semana. Rodada que foi ajudada com três jogos na quinta feira 12/10 na parte da tarde, incluindo o Fla-Flu, que foi o segundo melhor público da rodada com 33.912 pagantes. As duas grandes torcidas do Rio de Janeiro não conseguiram levar mais público do que a torcida do Corinthians na quarta feira. Os 36.439 pagantes na arena do timão foi o melhor público da rodada. 

Mais uma vez apenas três jogos: o clássico carioca, o jogo do líder do campeonato e o jogo Palmeiras x Bahia; foram os responsáveis por uma média mais alta na rodada. Essa situação se repete durante todo o campeonato, onde apenas dois ou três jogos levam bons públicos aos estádios. Mais do mesmo.

A boa notícia da rodada 27 foi a taxa de ocupação de 48%, superior à média de 42% do campeonato. Mais uma exceção à regra do campeonato,  onde poucas rodadas ficaram próximo dos 50%, uma taxa de ocupação baixíssima. Considero muito difícil empreendimentos onde mais da metade dos lugares não sejam ocupados consigam prosperar. O futebol brasileiro mantém essa taxa de ocupação de 40% por anos. Mais do mesmo.

A rodada 28 teve média mais alta, com 17.399 pagantes/jogo, repetindo o histórico de jogos no final de semana sempre atraírem mais público. Como na rodada do meio de semana, apenas três jogos tiveram bons públicos:

Vasco x Botafogo - 28.285
São Paulo x Atlético Paranaense - 25.698
Bahia x Corinthians - 23.413

Destaque para a lotação quase total no jogo Atlético Goianiense x Palmeiras, onde 11,9 mil pagantes praticamente lotaram o estádio Pedro Ludovico. Neste jogo tivemos uma situação totalmente fora do mais do mesmo, com um torcedor do Palmeiras levando um porco ao estádio, revivendo um pouco da atmosfera folclórica dos anos românticos do futebol brasileiro.


Sair do mais do mesmo é mais do que uma necessidade para melhorar a atratividade dos jogos, dos campeonatos, evitando esvaziamento e consequentemente desinteresse do torcedor pelo principal campeonato de futebol do país. 

Fazer benchmarking com as referências nesse quesito, trocar informações, buscar melhorias, fazer e participar de simpósios deveria ser um sinal para os torcedores de que os atuais responsáveis pela produção e execução do Campeonato Brasileiro estão buscando se aperfeiçoar e melhorar a atratividade do campeonato mas, infelizmente, não vemos esses sinais por parte dos dirigentes.

Um exemplo disso é que nos dias 16 e 17 de outubro ocorreu o World Football Summit em Madrid e, segundo o CEO da Universidade do Futebol, Eduardo Tega, que estava presente no evento, nenhum profissional que gere ou organiza o futebol brasileiro estava presente. Mais do Mesmo.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?