Os fatores que mais impactaram na presença de público no Brasileirão 2017



Após o final do Campeonato Brasileiro 2017 já foram publicados alguns posts sobre os campeões de público e renda. As médias são as seguintes:

Público pagante: 15.968
Renda bruta: R$ 549 mil
Taxa de Ocupação: 41%
Ticket Médio: R$ 34,17

Aprofundando um pouco mais a pesquisa, seguem os dados consolidados sobre as variáveis que mais impactaram na presença de público no Brasileirão:

1) Clássicos 
Público pagante: 24.933
Renda bruta: R$ 1,070 milhões
Taxa de Ocupação: 58%
Ticket Médio: R$ 41,02

Pelo segundo consecutivo as maiores médias foram nos clássicos, demonstrando que as rivalidades locais ainda são um dos fatores mais impactantes na motivação do torcedor para ir aos estádios, com quase o dobro de público pagante e arrecadação. Os clássicos entre os três times da capital paulista atraíram os maiores públicos, com média de 40,6 mil pagantes nos nove clássicos como mandantes. Os três times da cidade de São Paulo são os responsáveis por 33% do total de público pagante do campeonato.

2) Performance 
Público pagante: 21.318
Renda bruta: R$ 954 mil
Taxa de Ocupação: 54%
Ticket Médio: R$ 38,28

Também como em 2016, os times com melhor performance foram o segundo maior motivador para atrair torcedores aos estádios, comprovando estudos que já publiquei que demonstram que, no Brasil o torcedor vai ao estádio de acordo com a classificação na tabela, quanto melhor classificado maior a presença de público, com raras exceções como Palmeiras e Flamengo em 2015 e São Paulo em 2017.

3) Arenas 
Público pagante: 20.359
Renda bruta: R$ 790 mil
Taxa de Ocupação: 45%
Ticket Médio: R$ 32,09

O fenômeno "lua de mel com a nova arena" se comprova no Brasil da mesmo forma que em outros países, onde no primeiro ano da abertura da nova arena há um pico de presença de público, já nos anos subsequentes a presença diminui. Em 2015 as arenas foram as responsáveis pela maior média de público e, pelo segundo ano consecutivo, foi a terceira variável com maior fator de impacto na presença de público. Para se manter uma arena com alta taxa de ocupação a performance é fundamental, como observamos nos recordes de ocupação da Arena Corinthians.

4) Jogos entre os 11 principais times do Brasil
Público pagante: 20.174
Renda bruta: R$ 791 mil
Taxa de Ocupação: 49%
Ticket Médio: R$ 33,87

Os clássicos interestaduais entre os 11 principais times do Brasil também atraíram mais público do que a média geral. As médias de taxa de ocupação e ticket médio foram até levemente superiores aos jogos nas arenas. Podemos considerar até um empate técnico se formos avaliar os quatro quesitos. Esse fenômeno foi muito similar ao ano passado. Jogos entre as grandes marcas do futebol brasileiro são um dos principais atrativos de público. Desde 2012 não há a presença dos 12 principais times do Brasil na série A. Teremos novamente a presença de todos em 2018, podendo aumentar ainda mais essa média.

5) Jogos aos sábados
Público pagante: 18.648
Renda bruta: R$ 783 mil
Taxa de Ocupação: 48%
Ticket Médio: R$ 34,52

Jogos aos finais se semana atraem mais público do que no meio de semana. Esse fenômeno é histórico quando se compara jogos do mesmo campeonato. Em 2017 os jogos no final de semana atraíram 14% mais público no final de semana (16.720/jogo) do que no meio da semana. Aprofundando mais os dados, jogos aos sábados atraíram mais torcida do que aos domingos. O dia e horário de maior média foi sábado as 19 horas com média de 22.553 pagantes/jogo. Muitas pessoas comentam que preferem ir a jogos de sábado pois têm o domingo inteiro para passar com a família, não precisam almoçar rápido e conseguem aproveitar o sábado a noite.

Como conclusão foi possível detectar que em 2017 novamente os clássicos, a performance, as arenas, jogos entre grandes times do Brasil e jogos aos sábados foram os fatores mais importantes para atrair mais público, aumentar arrecadação, taxa de ocupação e ticket médio.

O desafio dos gestores é saber trabalhar outras variáveis para conseguir aumentar a presença de público nos seus estádios e arenas independente da performance, como como avaliar dias e horários com menor demanda, buscando atrair outro tipo de público, com diferentes tipos de atrativos ou simplesmente rever a grade de horários visando aumentar a média de público.

A primeira impressão é que o plano sócio torcedor e as nova arenas já não estão influenciando de forma decisiva no comparecimento, mas sim o desempenho e os jogos entre os grandes times. Uma série de análises futuras deverão ser analisadas anualmente para se verificar quais fatores cada vez mais se consolidarão e os possíveis novos atrativos que podem impactar na decisão do torcedor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?