Dinheiro e sucesso: Os times com melhores e piores performance no Brasileirão 2017



Após a divulgação dos balanços de 2017 dos times brasileiros, muitas análises já começaram a ser divulgadas. Como publicado no ano passado, efetuei nova análise utilizando a mesma metodologia do CIES.

O ranking é baseado no GAP (diferença entre a classificação final e a posição no ranking de salários). Quanto maior o GAP, melhor a performance e vice versa.

Para chegar a um dado padrão dos gastos com salários, ao invés de considerar os gastos anuais, foi considerado oito meses de salários, pois o Campeonato Brasileiro de 2017 foi disputado em maio e termina em dezembro.

Os dados de gastos com salários foram coletados no site Sports Value. Devido a falta de informações de todos os times que disputaram a Série A ano passado, Avaí e do Atlético Goianiense não foram considerados na análise.
Vamos ao ranking:


Podemos observar que,  por essa avaliação, Chapecoense, Santos, Corinthians e Vasco fazem parte do G4 em termos de gastos no departamento de futebol x performance no Brasileirão 2017. Pelo segundo ano consecutivo Chapecoense e Santos são os destaques em termos de eficácia.

A Chapecoense merece este elogio ainda mais após o trágico acidente de 2016 e está começando a se consolidar em termos de eficácia nos recursos x performance, além do Santos, que mais uma vez foi eficaz eficácia, sempre trabalhando muito bem com os garotos da base.

O Corinthians, campeão brasileiro foi extremamente eficaz mesmo com redução de 15 milhões nos gastos em comparação a 2017, subindo 14 posições no ranking, a maior melhoria em nível de eficácia entre todos os times. O Vasco da Gama, mesmo saindo da Série B em 2016, merece elogios devido ao excelente sétimo lugar.

Em termos de eficácia, vale também destacar a grande melhoria do Cruzeiro, subindo 11 posições no ranking, a segunda melhor melhoria em termos de eficácia. Como o Vasco da Gama, o Bahia, também saindo da Série B, merece elogios pois é sempre um grande desafio permanecer na Série A no primeiro ano, ainda mais com o décimo quarto em gastos no departamento de futebol.

Em termos de eficiência, o Grêmio é o destaque, subindo 3 posições no ranking. Os 40 milhões a mais que o tricolor gaúcho gastou no seu departamento de futebol foi recompensado pela conquista da Copa Libertadores da América, campeonato que foi claramente priorizado pelos gaúchos.

No meio do ranking, Palmeiras merece destaque negativo pois investiu 50 milhões a mais e não obteve êxito em nenhum dos campeonatos disputados. O vice campeonato brasileiro foi a melhor posição que o time paulista atingiu em todos os campeonatos disputados.

Entre as maiores quedas no ranking, destaque para a Ponte Preta que caiu 12 posições. O time de Campinas gastou praticamente o mesmo valor que em 2016, sendo inclusive o time mais eficaz do ano anterior e no ano seguinte foi rebaixado.

Por outro lado, equipes com alta folha salarial e que não correspondem com desempenho em campo, acabam ficando nas piores posições do ranking.  Os times mais ineficientes nesse quesito, Atlético Mineiro, Flamengo, Vitória, São Paulo e Fluminense seriam rebaixados devido a má gestão dos recursos.

Inversamente à Chapecoense e Santos, os tricolores paulista e carioca pelo segundo ano foram ineficientes em termos de eficiência na gestão dos recursos investidos no futebol e o resultado final no Campeonato Brasileiro. O São Paulo foi menos eficiente que 2016 e o Fluminense manteve o mesmo nível de ineficiência. Sinal vermelho para a gestão dos recursos do futebol desses dois times.

O Flamengo aumentou em 100 milhões suas despesas no futebol e não obteve nenhuma conquista em 2017, sendo junto com o Palmeiras as maiores decepções em termos de eficiência na gestão dos recursos no futebol x performance. O time carioca teve a segunda maior queda no ranking, caindo 9 posições.

Nos últimos sete anos, apenas o Corinthians em 2011 foi campeão brasileiro sendo o time com maior faturamento do Brasil. Desde 2012 os times com maior faturamento não foram campeões brasileiros. Vale ressaltar que o Corinthians, também com maior faturamento, foi campeão da Copa Libertadores da América e Mundial em 2012. 

Desde 2014 o Flamengo tem o maior faturamento do Brasil, mas até o ano passado obteve mais conquistas fora do que dentro de campo. Esse dado não impede que o rubro negro mereça muitos elogios pela ótima lição de casa que está fazendo e que, provavelmente, as bases para futuras conquistas estão sólidas, da mesma forma que o Palmeiras, que também vem fazendo muito bem a estruturação para se manter sustentável em longo prazo.

Os dados desse ranking servem como parâmetro para o torcedor avaliar que apenas com uma gestão bem feita é possível se atingir resultados sustentáveis e uma conquista esporádica de um título pode mascarar uma má gestão. Por outro lado, nem sempre um time que não conquista títulos tem uma má gestão. Nesses casos, saber se comunicar muito bem com seus torcedores e trabalhar seus atributos, valores e propósitos, pode ser muito bem aceito e ter o sabor de uma conquista.

Parabéns à Chape e Santos por estarem pelo segundo ano consecutivo entre os times mais eficazes na gestão dos recursos do futebol e também para Corinthians e Vasco que foram premiados com ótima performance em campo.  Vale destacar Sport, Grêmio, Palmeiras e Atlético Paranaense pois conseguiram extrair em campo de maneira eficiente os recursos aplicados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?