Público e Renda: Campeonato Brasileiro Série A - Rodada 14 e 15
Após mais duas rodadas a avaliação que podemos fazer do comportamento do torcedor no Brasileirão se remete ao ditado português “Tudo como dantes no quartel de Abrantes” , que significa que tudo permanece sempre na mesma, sem alteração.
Passadas cinco rodadas da R10, a média de público pagante, renda bruta, taxa de ocupação e ticket médio permanecem quase inalterados. São 15,4 mil pagantes/ jogo, R$ 550 mil/jogo de renda bruta, 42% de taxa de ocupação e ticket médio de R$ 28,58.
Quando Corinthians, Palmeiras e Grêmio jogam como mandantes na mesma rodada a média geral aumenta, tanto que a R14 teve a maior média de público pagante (21.013/jogo) e maior média de renda bruta (R$ 922 mil/jogo). A R14 teve o jogo Vasco x Santos disputado com portões fechados devido aos incidentes da semana anterior em São Januário. O jogo Cruzeiro x Flamengo também contribuiu para esse resultado, sendo a maior renda do Cruzeiro no campeonato até o momento.
Quanto ocorrem rodadas no meio de semana a média de público cai, ainda mais com Corinthians, Palmeiras e Grêmio como visitantes. Infelizmente a R15 foi a pior média de público do campeonato, com menos de 10 mil pagantes / jogo.
Os times de menor torcida conseguem maiores médias de público e renda quando recebem times grandes dos maiores centros do país, nos demais jogos as médias despencam.
Corinthians, Palmeiras e Grêmio continuam com as maiores médias de público, responsáveis por 31% de todo o público do campeonato. Corinthians, Palmeiras e Flamengo continuam com as maiores médias de renda bruta, responsáveis por 45% do total arrecadado até o momento.
Enquanto lemos entrevistas de ex presidente de time de futebol mencionando que jogos de futebol não são para pobre, o Campeonato Brasileiro mantém a taxa de ocupação em torno de 40%, sendo o décimo terceiro campeonato do mundo em média de público pagante, atrás países como México, Holanda, China, Estados Unidos, Japão, além da segunda divisão da Alemanha e Inglaterra. Vale a pena ler a análise que efetuei sobre o tema.
Avaliar se o copo está meio cheio ou meio vazio depende da forma como se quer interpretar os dados, mas o que mais se deve entender são os motivos que fazem com que o torcedor de todas as classes não frequentam estádios de futebol em maior número. Esse fenômeno é histórico e precisa ser melhor entendido pelos gestores visando mudar o cenário que se repete anualmente, onde em linhas gerais:
- Times com melhor campanha são os que conseguem as melhores médias de público e renda;
- Torcedores frequentam e pagam pagar mais em jogos de Copa do que nos pontos corridos;
- Campeonatos em que o torcedor percebe que há mais jogos que valem o público é maior;
- Jogos da seleção brasileira;
- Jogos com baixa percepção de risco/violência nos estádios.
Comentários
Postar um comentário